Expo Usipa

+ 0 MIL
Visitantes
0
Palestras Técnicas
+ 0
Expositores
0
Encontros de Negócios
+ 0
Área de exposição

O Evento

Em sua 34ª edição, a Expo Usipa é reconhecidamente como uma das mais importantes exposições da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços de Minas Gerais. Um evento grandioso que atrai empresas de todo o país, e até do exterior, em busca de grandes negócios na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Totalmente planejada para exposição de produtos e consolidação de marcas, a Expo Usipa se destaca por atrair as principais empresas siderúrgicas brasileiras, que em parceria com o evento, enxergam um ambiente propício para a realização de grandes negócios.

Ao lado dessas grandes empresas, abraçam o evento, inúmeros expositores com várias novidades no mercado industrial e de prestação de serviços. A Expo Usipa também está atenta ao comércio do Vale do Aço, em busca do equilíbrio econômico da região, predominantemente industrial.

A Usipa

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa é um dos maiores centros de formação desportiva do Brasil. Referência também por suas áreas de lazer e trabalho de educação ambiental. Localizada no município de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, situado a 198 km de Belo Horizonte, a instituição é hoje um dos cartões postais da cidade.

Como quase toda a cidade, foi em função da industrialização que se deu sua fundação em 23 de fevereiro de 1959. A Usipa foi criada pelos diretores da siderúrgica Usiminas com o propósito de oferecer lazer para seus colaboradores. O nome Usipa é a junção de Usiminas + Ipatinga, uma verdadeira prova de união entre a empresa e o município que ali surgia. O clube se tornou sinal de seriedade, comprometimento, confiança, força e inúmeros valores positivos agregados ao longo de seus 60 anos de existência, muitas vezes provenientes do esporte.

A sede campestre começou tímida com apenas um vestiário e bar cercados de pomar e jardim. Em 1960 foi construído o Pavilhão de Danças e tudo era minuciosamente estudado pela equipe do Sr. João Cláudio Teixeira Salles, idealizador e primeiro presidente da Associação.

Atualmente, a Usipa conta com aproximadamente 3200 associados e mais de 13 mil dependentes. Entre eles, aproximadamente mil atletas se formam e treinam em diversas modalidades esportivas. A Associação Esportiva e Recreativa Usipa possui uma área de mais de 450 mil metros quadrados, abrigando um parque aquático com piscina olímpica aquecida, brinquedos como toboágua e escorregadores. Para as outras práticas esportivas e de lazer o clube possui um ginásio coberto, estádio de futebol, zoológico, quadras poliesportivas, centro de treinamento, pista de atletismo, alojamento para atletas, além do Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento (CAAT).

A Usipa conta com uma visitação de aproximadamente 500 mil pessoas nos diversos eventos esportivos, culturais e sociais que realiza ou sedia anualmente, como a Expo Usipa que é uma das maiores e mais longevas feiras de negócios de Minas Gerais na área da indústria, comércio e prestação de serviços. O clube tem alcançado grande destaque entre as modalidades esportivas olímpicas que oferece que são: natação, judô, atletismo, futebol, vôlei e ginástica artística, devido à grande e qualificada infraestrutura de treinadores especializados e profissionais esportivos.

Entre os grandes nomes revelados pelo clube estão os judocas Rogério dos Santos e Edilene Andrade, ambos participantes de Olimpíadas; Lucimar Aparecida Moura, medalhista olímpica no revezamento 4x100m nas Olímpiadas de Pequim 2008; Euzinete Maria Reis, medalhista do Pan Americano de atletismo e Sandro Alex (in memorian), finalista nos Jogos Paraolímpicos de 2004 na prova de 800m; Flávia Delaroli, finalista na prova de 50m rasos na Olímpiadas 2008 e Jucielly Silva que disputou a Rio 2016 com a Seleção Feminina de Voleibol.

No futebol, os atletas que se revelaram na Usipa foram Somália, que jogou na Holanda e no América Mineiro, e que atual jogador do Náutico; Edvaldo (in memorian) que em sua brilhante carreira jogou pelo Atlético Mineiro, São Paulo, em clubes do México e do Japão, e pela seleção brasileira; Gomes (goleiro) que defendeu o time do Cruzeiro e do Grêmio, Kerlon, jogador que ganhou projeção jogando pelo Cruzeiro, Allan Empereur, Campeão da Copa Libertadores com a S. E. Palmeiras, Bruno Tabata, Campeão Brasileiro com a S. E. Palmeiras e Guilherme Madruga, vencedor do Prêmio Puskas 2024.

Sendo um clube com segmentos em esporte, cultura, lazer e educação ambiental, a Usipa sempre vem investindo em projetos arrojados e educativos. Além do objetivo de atuar na formação de atletas, a instituição tem um carinho especial, valorizando de forma participativa ações voltadas para a preservação ambiental. Para isso, mantém o Centro de Biodiversidade da Usiminas (Cebus), uma instituição científica que se dedica à perpetuação de espécies de animais em extinção, ao lazer consciente, à pesquisa e, sobretudo, à educação ambiental.

Ações como estas, colocam a Usipa como uma das referências no esporte, lazer e educação ambiental para a comunidade local.

Usipa 65 anos: você é parte desta história!

A Usiminas

A Usiminas é realizadora da Expo Usipa juntamente com a Usipa. Mais do que o aço, a Usiminas oferece soluções para os maiores desafios industriais do País. No carro, no navio. Na geladeira, no fogão. Na plataforma de petróleo, no trator. Nas máquinas das indústrias e muito mais. Não à toa é um dos principais complexos siderúrgicos das Américas.

O aço Usiminas está presente onde o conhecimento e a inovação ditam o futuro. Por isso, a empresa investe na modernização de suas unidades e em produtos de conteúdo tecnológico diferenciado, sempre em sintonia com tendências mundiais de pesquisa e aplicação.

Na base de tudo, uma equipe capacitada, que conjuga experiência e desenvolvimento constante na busca por produtividade.

E quem busca a excelência sabe que os resultados podem ser compartilhados. Por isso, a Usiminas atua com sustentabilidade e responsabilidade social. Por meio da Fundação São Francisco Xavier, investe em educação e saúde. Com o Instituto Usiminas, apóia a cultura e o esporte. E ainda promove iniciativas ambientais como o Projeto Xerimbabo, com mais de dois milhões de visitantes em quase três décadas.

Rolar para cima
Rolar para cima