Diagnose Avançada do isolamento de Máquinas Elétricas Rotativas – Tecnologia patenteada pela Data Engenharia LTDA “ DAIMER”

O isolamento elétrico degrada-se com o tempo devido às fadigas impostas durante sua vida de trabalho. O isolamento está projetado para resistir estas fadigas por um período de anos que é considerado como a vida útil de trabalho, isto com frequência podem durar décadas. A fadiga anormal pode levar a um aumento deste processo natural de envelhecimento que pode encurtar severamente a vida de trabalho do isolamento. Por esta razão é uma boa prática efetuar teste regularmente para identificar se existe um aumento do grau de envelhecimento e se é possível identificar se os efeitos são reversíveis ou não.

A diagnose avançada do isolamento de uma máquina elétrica rotativa consiste na aplicação de técnicas e métodos de ensaios com tensão contínua e alternada, onde são obtidos diversos parâmetros que são analisados por especialistas com o auxilio de um programa desenvolvido especificamente para esta atividade e o objetivo é avaliar a real condição da isolação do equipamento, fornecendo dados precisos que auxiliarão nas tomadas de decisões futuras e consequentemente garantindo uma melhor confiabilidade operacional e o propósito dos testes de diagnósticos é:

 

– Identificar o grau de contaminação;

– Identificar o aumento do grau de envelhecimento;

– Identificar a causa do grau do envelhecimento;

– Identificar se possível quais as ações mais adequadas para corrigir esta situação.

 

Métodos utilizados:

 

Método de Alta tensão de Corrente Contínua

Step Voltage CC

Descarga Dielétrica

Método do Valor Efetivo (SVCA)

Medição das harmônicas contida na corrente de fuga

Medição perdas no dielétrico

Medição descargas parciais (PD)

 

As técnicas aqui apresentadas proporcionam uma boa confiabilidade aos equipamentos, reduzindo impactos indesejáveis de paradas imprevistas da linhas operacionais e auxiliando nas tomadas de decisões estratégicas ligadas ao planejamento de produção e investimentos.